Estudo explica como o nome pode afetar o nosso visual - Tudo do Bem

Estudo explica como o nome pode afetar o nosso visual

Estudo explica como o nome pode afetar o nosso visual

A escolha do nome para um filho acaba tendo implicações bem mais profundas do que poderíamos imaginar, afetando inclusive a aparência de um indivíduo na vida adulta. É o que aponta um estudo científico realizado por pesquisadores franceses e israelenses.

+ Conheça o argentino de 100 anos que anota todos os gols de Messi desde 2007
+ Luke Prokop se torna o 1º jogador de hóquei no gelo a se assumir homossexual
+ Curso online gratuito de moda inclusiva está com inscrições abertas
+ Pedaços de Livro dos Mortos egípcio de 2.300 anos são reunidos após séculos

Os participantes da pesquisa tinham que escolher, com base numa foto de identidade, a opção certa numa lista de quatro nomes. Os voluntários atingiram uma taxa de acerto de até 40%. Percentual bem superior aos 25% de chance de acerto de um chute. Comprovando que os nossos rostos dão pistas sobre os nossos nomes. Para testar mais a fundo uma teoria, um computador foi alimentado com os rostos de 94.000 pessoas. A taxa de acerto foi ainda maior, variando entre 54% e 64%.

De acordo com os pesquisadores, uma explicação para isso estaria relacionada aos estereótipos sociais carregados por cada nome. Com o tempo, o indivíduo acaba moldando de maneira inconsciente a sua personalidade para se adequar às expectativas da sociedade para alguém com aquele nome.

Mas o efeito não funciona para indivíduos com nomes exóticos, justamente pela ausência do estereótipo, e também falha no caso de voluntários que olham para fotos de indivíduos de fora da sua cultura. Por exemplo: as taxas de acerto caíram muito quando os voluntários franceses tiveram que adivinhar o nome dos israelenses.

  • arrow